Tecnologia e Engenharia a Favor do Meio Ambiente

O Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR), um novo Aterro Sanitário no município de Aparecida de Goiânia, está sendo construído com a tecnologia e engenharia necessárias para cuidar dos resíduos da melhor maneira.

Todo o processo está sendo executado de maneira a trazer mais saúde e sustentabilidade para a região, pois envolve cuidados técnicos e estruturais para assegurar que o lixo (resíduos sólidos) tenha um destino final ambientalmente adequado.

Sua vinda vai além dos benefícios para a saúde e meio ambiente: ela contribui para aquecer a economia local e também para gerar novos empregos diretos e indiretos.

A construção e operação do CGR são de responsabilidade da Metropolitana Serviços Ambientais, empresa com anos de experiência no segmento e com uma equipe especializada, que sabe que cuidar do lixo (resíduos sólidos) é um trabalho sério e com grandes impactos na sociedade.

Os resíduos não gerenciados adequadamente podem impactar negativamente o solo, o ar e a água da região onde ficam, além de trazer sérios riscos à saúde de quem vive ali perto. Abaixo nós apresentamos alguns dos cuidados técnicos que estão sendo tomados no CGR para que nada disso aconteça:

Coleta, Drenagem e Tratamento do Chorume

O chorume gerado no aterro é coletado, armazenado em tanques e, posteriormente, enviado para tratamento.

Monitoramento da Fauna

Observamos como as diversas populações de fauna se comportam com a instalação do CGR. Caso algum impacto negativo seja identificado, podemos agir com rapidez.

Monitoramento do Ar

Monitoramos a qualidade do ar com o objetivo de identificar as emissões atmosféricas resultantes das atividades realizadas no Aterro.

Monitoramento de Ruídos e Vibrações

Avaliamos constantemente os níveis de pressão sonora e vibrações emitidas pelo Aterro, para mensurar o impacto na vizinhança e, caso necessário, tomar medidas para minimizar o impacto.

Coleta, Drenagem e Queima de Gases

Os gases gerados pelo lixo são coletados e queimados para minimizar o efeito estufa e evitar deslizamentos.

Monitoramento do Solo

Assim como no monitoramento das águas, antes da implantação coletamos amostras do solo para monitorar e manter sua qualidade durante o funcionamento do CGR.

Monitoramento de Vetores e Doenças

Tomamos medidas preventivas e ações de controle de animais vetores (insetos e roedores) com potencial para se abrigar nos arredores do CGR.

Impermeabilização do Solo

Instalamos um sistema duplo de impermeabilização, composto por geocomposto bentonítico e geomembrana de PEAD, que evita a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Não há contato entre os resíduos e o solo natural.

Drenagem de Águas Pluviais

Desviamos o escoamento das águas da chuva, evitando assim o início de processos erosivos, bem como a contaminação dessas águas.

Monitoramento da Água

Antes da implantação do aterro, nós coletamos águas de córregos do entorno e de poços da área, a fim de monitorar e manter a qualidade dessas águas durante o funcionamento do CGR.

Cinturão verde

Plantamos eucalipto e sansão do campo ao redor do Aterro para diminuir o impacto visual e emissão de odores.

O Aterro em Números

Mais de 500 empreendimentos atendidos

Em operação desde abril 2019

Mais de 16.000 toneladas de resíduos

Mais de 40 empregos gerados