O Projeto Florear Cidadania faz parte de um programa de comunicação social, criado pela Metropolitana Serviços Ambientais, mas ele não é o único. Abaixo listamos os programas socioambientais que andam juntos ao nosso projeto:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nosso programa de Educação Ambiental, pensado e executado pelo Instituto Estre, oferece oficinas, cursos e materiais de apoio para escolas do município de Aparecida de Goiânia, com o intuito de introduzir a conscientização para questões relacionadas ao meio ambiente e resíduos sólidos. Confira abaixo um pouco do que já foi feito:

Oficina para Educadores

As oficinas para educadores buscam munir os professores de conteúdos e materiais para que possam espalhar conhecimentos sobre resíduos e sustentabilidade para seus alunos, gerando neles consciência ambiental dentro e fora da sala de aula.

Foram realizadas oficinas para educadores e gestores da Escola Municipal Santo André, abordando assuntos como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, consumo e os diferentes tipos de disposição final dos resíduos no Brasil.

As oficinas também foram realizadas para educadores e gestores do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles e das Escolas Municipais Santo André e Manoel Cabral da Silva.

Histórias Para Pertencer ao Mundo

Histórias Para Pertencer ao Mundo são apresentações criadas pelo Instituto Estre e que atualmente contam com a parceria de Kiara Terra e sua incrível metodologia de história aberta. Essas apresentações foram levadas às Escolas Municipais Santo André e Manoel Cabral da Silva, Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles e também para a Escola Piaget.

Kiara levou diferentes histórias para serem construídas juntas aos participantes (1.173 estudantes e 78 educadores). Os resultados foram unicamente positivos, levando temas cruciais para a educação ambiental de forma descontraída e eficaz.

Cadê o Lixo que Estava Aqui?

O programa de oficinas pedagógicas “Cadê o Lixo que Estava Aqui?”, cria cenas do cotidiano através de uma narrativa aberta, para desenvolver nos alunos uma consciência sobre o consumo e geração de resíduos. Os alunos também têm contato com a maquete pedagógica e conhecem o ciclo do resíduo, as diferenças entre lixão e aterro sanitário e o tiranossauro, uma tecnologia criada para auxiliar a geração de energia a partir dos resíduos.

As oficinas foram aplicadas na Escola Municipal Santo André, na Escola Municipal Manoel Cabral da Silva, no Colégio Fonte do Saber e Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, para aproximadamente 50 educadores e 1.300 alunos.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Como mencionado, o Projeto Florear faz parte do programa de Comunicação Social, criado para aproximar aterro da comunidade que vive em seu entorno, criando canais de comunicação e interação constante com eles.

Ações de Comunicação

O Projeto Florear representa nosso Programa de Comunicação Social, que contempla ações de comunicação que buscam ligar o CGR Aparecida de Goiânia à comunidade ao seu redor.

Dentre essas ações constam reuniões participativas, oficinas, distribuição de materiais informativos, visitas e comunicação constante via redes sociais.

Veja abaixo alguns exemplos dessas ações que nosso projeto realiza:

PRAD E MONITORAMENTOS

Dentro de nossos programas de responsabilidade socioambiental, também realizamos um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e inúmeros monitoramentos ambientais, confira abaixo.

PRAD

Durante o período de instalação do nosso CGR, realizamos o plantio de 3.500 mudas de espécies nativas para preservar 4 nascentes situadas em sua área interna. Em 2019, protocolamos na SEMAD um relatório indicando que a recuperação das APPs foram concluídas, ou seja, os plantios foram satisfatórios e as áreas estão em recuperação.

Monitoramentos

Tomamos inúmeros cuidados técnicos no CGR para nos certificar que os resíduos são gerenciados adequadamente e não gerem nenhum impacto ambiental negativo. Dentro deles estão monitoramentos realizados no solo, no ar, na água, na flora e muitos outros. Clique aqui para conhecer detalhadamente os monitoramentos realizados.