CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nosso programa de Educação Ambiental, pensado e executado pelo Instituto Estre, oferece oficinas, cursos e materiais de apoio para escolas do município de Aparecida de Goiânia, com o intuito de introduzir a conscientização para questões relacionadas ao meio ambiente e resíduos sólidos. Confira abaixo um pouco do que já foi feito:

Oficina para Educadores

As oficinas para educadores buscam munir os professores de conteúdos e materiais para que possam espalhar conhecimentos sobre resíduos e sustentabilidade para seus alunos, gerando neles consciência ambiental dentro e fora da sala de aula.

Foram realizadas oficinas para educadores e gestores da Escola Municipal Santo André, abordando assuntos como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, consumo e os diferentes tipos de disposição final dos resíduos no Brasil.

As oficinas também foram realizadas para educadores e gestores do Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles e das Escolas Municipais Santo André e Manoel Cabral da Silva.

Histórias Para Pertencer ao Mundo

Histórias Para Pertencer ao Mundo são apresentações criadas pelo Instituto Estre e que atualmente contam com a parceria de Kiara Terra e sua incrível metodologia de história aberta. Essas apresentações foram levadas às Escolas Municipais Santo André e Manoel Cabral da Silva, Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles e também para a Escola Piaget.

Kiara levou diferentes histórias para serem construídas juntas aos participantes (1.173 estudantes e 78 educadores). Os resultados foram unicamente positivos, levando temas cruciais para a educação ambiental de forma descontraída e eficaz.

Cadê o Lixo que Estava Aqui?

O programa de oficinas pedagógicas “Cadê o Lixo que Estava Aqui?”, cria cenas do cotidiano através de uma narrativa aberta, para desenvolver nos alunos uma consciência sobre o consumo e geração de resíduos. Os alunos também têm contato com a maquete pedagógica e conhecem o ciclo do resíduo, as diferenças entre lixão e aterro sanitário e o tiranossauro, uma tecnologia criada para auxiliar a geração de energia a partir dos resíduos.

As oficinas foram aplicadas na Escola Municipal Santo André, na Escola Municipal Manoel Cabral da Silva, no Colégio Fonte do Saber e Colégio Estadual Itagiba Laureano Dorneles, para aproximadamente 50 educadores e 1.300 alunos.