Hoje vamos mostrar algumas diferenças entre um aterro e um lixão, mas antes é importante explicar melhor o conceito de Aterro Sanitário:

Aterro Sanitário
Antes de sua operação, esse tipo de aterro tem seu terreno preparado com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, dessa forma, com essa impermeabilização do solo, o lençol freático não será contaminado pelo chorume. Além disso, existem inúmeros indicadores que são monitorados para assegurar uma operação sustentável, desde a qualidade do solo e água, ao ar.

O lixão, como muitos sabem, é uma área onde o lixo é depositado sem muitos cuidados e preparação do solo. Abaixo destacamos algumas das principais diferenças entre um lixão e um aterro sanitário (que é o modelo do CGR
Muitos não sabem, mas um Aterro Sanitário é bem diferente de um Lixão.

1) No lixão, os resíduos são depositados diretamente no solo, contaminando o solo e a água. No aterro sanitário, o lixo é depositado sobre um sistema de impermeabilização.

2) No lixão, o chorume (líquido escuro que escorre do lixo) penetra pela terra levando substâncias contaminantes para o solo e para o lençol freático. No aterro sanitário, o chorume é coletado e tratado.

3) No lixão, os resíduos ficam expostos, atraindo animais e insetos que podem provocar doenças. No aterro sanitário, o lixo é coberto diariamente com terra.